Nossa cidade tem muito a contar, ah!! se estas terras falassem! teriamos muitas histórias a serem registradas!!! Estas terras que outrora serviram de fortalezas para os fugitivos de cor, do quilombo dos Palmares e das fazendas dos Senhores de engenho!! Aqui sim houve remanescentes quilombolas e ainda é desconhecido por muitas pessoas da cidade, ou melhor poucos conhece este fato.
Nosso povo tem que tomar consciência da sua história. Já esta na hora dos legisladores municipal tomar consciência e tornar obrigatório o ensino de nossa história! Os nossos símbolos municipais, que aliás ainda não existe um hino oficial da cidade de Brejão. Poderia haver um concurso para criação deste, há muitas pessoas talentosas nesta terra abençoada.
A história de Brejão nãolimita-se somente as grandes fazendas de Cafés, mas sim a um grande berço de cultura popular. Partindo do reizado que eram espetácular maravilhosos, segundo as senhoras e senhores. Os carnavais eram festejados por todas famílias, que tinham seus blocos desfilando nas ruas... muitas outras festividades. Acredito que a preservação da cultura brejonense perpassa as iniciativas administrativas, tornando-se dever de cada cidadão difundir e preservar nossas raizes!!!
Viva a cultura brejonense!
Nenhum comentário:
Postar um comentário