O projeto Natal dos sonhos do Sítio Arandú tem adquirido ao longo dos anos de sua existência, bastante admiradores pela sua versatilidade que agrega com sua criatividade e zelo com o meio ambiente. Tornando-se pioneiro na execução de um projeto multicultural da região com a vivência dos 3 Rs da sustentabilidade ( Reduzir. Reutilizar e Reciclar) em toda a construção da sua decoração e das diversas apresentações multiculturais. A idealização nasceu no ano de 2011, inicialmente com um anseio apenas para uma confraternização entre familiares e vizinhos. Ao passar dos anos a festividade foi tomando uma maior proporção e seu idealizador o jovem Ozeano Bezerra pensou em possibilitar a abertura da celebração para toda comunidade local e consequentemente a população da região.
A ideia de criar o projeto era realizar uma confraternização para comemorar o tão significativo NASCIMENTO DE JESUS, brotou a ideia de criar e montar uma decoração Natalina produzida inicialmente somente por Ozeano, em seguida abraçada pelos moradores daquela localidade, os quais de mãos unidas foram construindo uma revolução cultural juntos e lutando para sobreviver sem recursos financeiros ao longo dos anos. Este projeto vive de doações das pessoas de boa vontade e o desejo incessante de sua comunidade liderado por um jovem fazedor de cultura, que doa sua vida para a comunidade local.
Os materiais descartáveis/reutilizáveis são a principal matéria prima, aliado ao desejo eminente da comunidade de tornar-se um celeiro vivo de fraternidade e perpetuação da cultura local. Valendo-se de recursos simples como; cds; caixas de papelão, garrafas pets de refrigerantes (as quais foram adotadas como material principal da decoração Natalina do Sítio Arandú) esta comunidade tem se reinventado e demonstrado que é possível sobreviver com o princípio do 3Rs. Desta forma, são utilizadas para execução do projeto milhares de garrafas, as quais são coletadas e higienizadas para serem transformadas em arte.
Ao passar dos anos o projeto tem tomado proporções maiores, sendo destaque em matéria de reportagem a nível Estadual, pela tv Asa Branca (filiada da tv Rede Globo). Outra conquistas importantes para este grandioso projeto foi participar e ser premiado duas vezes através de editais lançados pelo Governo do estado e do próprio município, por meio da " LEI ALDIR BLANC". Atualmente a comunidade conta com um espaço próprio de cultura, denominada PRAÇA ECOLÓGICA, na qual são realizados diversos eventos ao longo do ano.
No momento atual, o projeto conta com parcerias de algumas empresas e microempresas para sua realização e também como o apoio da comunidade local e de todo município. Observa-se, porém, que ainda carece de um aporte financeiro de uma ONG ou do próprio poder público para financiar este empreendimento cultural que atravessa anos movido pela força de vontade do Jovem Ozeano Bezerra da comunidade Arandú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário