sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Rádio Brejão FM, uma importante ferramenta de Comunicação para Brejão!

    


    Em Brejão existe a rádio Comunitária Brejão FM, a única no município, a qual tem a missão de promover a comunicação aos seus munícipes, desde o inicio dos anos 2000. É sabido que, mesmo com todas as inovações das comunicações, sobretudo com o acesso da internet que tornou-se um dos instrumentos mais facilitador da comunicação, a emissora de rádio continua a desenvolver a grande função da comunicação inclusiva para todos, onde todos os cidadãos tem a possibilidade de estarem sintonizados com as principais notícias locais e globais, além  de contar com o entretenimento em suas mãos.
    A rádio pertence a "Fundação Manoel Paes Torres", instituição que teve a iniciativa com um grupo de pessoas para adquirir os aparelhos e licença, para implementar na cidade a primeira e única rádio.  Buscando fomentar a pertença da comunidade local no processo, realizaram recrutamento de jovens para uma "rádio escola", muitos puderam posteriormente integrar o corpo da emissora; como locutores e "sonoplastas". Dentre os vários jovens que integraram o momento protagonismo juvenil, alguns obtiveram destaques e passaram a atuar na emissora; como locutores: Beto Lima, Marco André, Severino Gomes e na sonoplastia; o Sr. Cleonides. Vale ressaltar, que a figura de grande destaque na idealização da rádio foi o Sr. Jesuíto Bernardo(popularmente conhecido como Dr. Jesuíto).
    Aos poucos a Emissora de Rádio, tornou-se presente nos lares dos brejonenses daquela época. Por possuir uma vasta programação diária, contava com jovens talentosos em sua programação e aos poucos espalhava um clima de orgulho, ao ter uma rádio no município, onde os  cidadãos de todas idade se tornavam ouvintes assíduos. Destes jovens que integravam a emissora, houve destaque de Marco André e Beto Lima, os quais içaram voos grandiosos na comunicação regional. O jovem Marco André; passou pela Rádio Papacaça, Marano FM, e com o seu modo visionário obteve destaque na região como uma das vozes mais requisitadas para trabalhos de Comunicação.  O jovem Beto Lima, passou um período na rádio Papacaça, e também logrou os caminhos da Política Partidária e obteve um relevante destaque na política municipal, exercendo por vários legislações o mandato de vereador (sempre muito popular e respeitado e admirado por aliados e opositores políticos).
    A Rádio Brejão FM foi  um verdadeiro celeiro de vocações e estímulos aos jovens Brejonenses. Basta ver o exemplo também do locutor Silvio Gomes(um dos nomes do início da rádio), que permanece na emissora e que desenvolve atividades externas de comunicação. Indo até o jovem Roberto Araújo, que desenvolveu um amor pela locução e o possibilitou lograr os caminhos da locução na Brejão FM e recentemente estar atuando na 87,9 na cidade de Garanhuns. 
    No entanto, ao longo dos anos percebemos que esta importante ferramenta de comunicação, a rádio Brejão FM, foi sendo ofuscada pela falta de empenho administrativo e afastamento da equipe da fundação Manoel Paes Torres. Basta evidenciar, que a rádio não possui uma sede(própria ou alugada) com acomodações adequadas para recepcionar os visitantes, colaboradores e demais cidadãos. Estando a funcionar no quintal do locutor, o qual tem esforçando-se dentro de suas possibilidades para a manter ativa. Hoje o quadro de programação é resumido, e não há colaboradores para dinamizar a variedade dos programas e consequentemente obter mais audiência dos variados. 
    Para piorar a situação da emissora de rádio comunitária de Brejão, o sinal de transmissão saiu fora do ar há alguns dias, e se encontra inativa até o dia de hoje. Haverá alguma tomada de decisão da Fundação Manoel Paes Torres, para dá vida a rádio Brejão FM e fazê-la retornar aos tempos  de glória e de alcance de todos os Brejonenses? Desejamos que brevemente a rádio Brejão FM, esteja operante e levando comunicação e alegria a população brejonense e com a mesma dinâmica dos anos de sua fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário