A Câmara Municipal de Brejão, está prestes a realizar uma locação de veículo, para estar a disposição da Presidência do Poder Legislativo Municipal. Até aí, tudo normal e dentro da legalidade, mas há um questionamento; porque não realizar a compra do veículo para a Câmara Municipal ao invés de aluga-lo? Afinal, conforme publicação no Diário Oficial dos Municípios, haverá o gasto de 4.000,00 mensais somente com o veículo(totalizando 48.000,00 no ano).
A aquisição de um veículo para a Câmara Municipal, seria mais vantajosa para o município ou uma locação? Na verdade, existem diversos fatores que podem influenciar tomadas de decisões, na aquisição de um bem móvel, principalmente para o uso do poder público.
Sabemos que existem prováveis descontos, a serem concedidos no ato de compra. De forma especial, há para Pessoas Jurídicas(no caso da Câmara de vereadores), que podem ter descontos de 2% a 30% no valor de automóveis, podendo proporcionar uma maior economia ao erário público.
No entanto, o que deve conduzir o processo de aquisição do veículo, será o ato que proporcione uma maior economicidade aos cofres públicos durante todo o período e não simplesmente a aquisição.
Para compreendermos trouxemos dois exemplos de pesquisas de modelos de veículos, semelhantes as características elencadas na tomada de preço, sem apontar nenhuma dedução de descontos(que pode existir na aquisição pelo Legislativo Municipal),.
Afinal, qual processo trará mais economia? Locar veículos para o poder público ou comprá-los?
Nenhum comentário:
Postar um comentário