sábado, 9 de novembro de 2013

Epidemia de Grilos assola os lares





              Recentemente os lares do Agreste vem sendo invadidos por uns visitantes inoportunos. Tratam-se dos famosos grilos, que com os seus cri-cri, prologam a noite de muitas pessoas neste periodo.Não é novidade o surgimento deste animalzinho, porém este ano ano houve uma praga, que ocasionado por o desaparecimento de alguns predadores desta espécie, tais como os sapos.
              Porque eles trocam o dia pela noite: dormem durante a tarde e preferem ficar acordados quando já está escuro. Assim, se protegem das aves, os principais predadores destes insetos. E a cantoria vem dos machos, que soltam a voz para paquerar as fêmeas.
              Os grilos se reproduzem com grande facilidade, gerando um número grande de filhotes. Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo. Motivo do crescimento exorbitante destes animais neste periodo, que também é a época de acasalamento desta espécie.

Curiosidades

Pessoas de algumas partes da Ásia mantêm grilos como animais de estimação há centenas de anos. Elas acreditam que eles trazem alegria e boa sorte, e seu canto é considerado uma excelente música.
Alguns chineses até levavam seus grilos em suas caminhadas; colocavam os insetos em recipientes, que ficavam guardados no bolso, para ouvir seu canto enquanto caminhavam (seria isso o início dos mp3 players?)
O modo como os grilos são criados se assemelha muito ao nosso modo de criar pássaros: em gaiolas, recebendo alimentação periodicamente, expostas em locais para ornamentar o ambiente e escutar seu canto.
Em alguns países os grilos são criados para serem vendidos como iguarias, animais de estimação e iscas para pescaria. Os grilos são animais asseados, fáceis de serem criados.


Referências
Zoologia dos Invertebrados. Edward E. Ruppert. Editora Rocca, 2005
http://zoopets.maisforum.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário