sábado, 8 de dezembro de 2012

Festa da Imaculada Conceição em Brejão!

 


     A festa da Imaculada Conceição já é uma tradição na cidade de Brejão, a tal ponto de ser declarado feriado municipal. A primeira padroeira da então capela de Nossa Senhora da Conceição(hoje Paróquia da Santa Cruz), sempre foi venerado por os fiéis desta comunidade, com quermesses, missas e procissões por as principais ruas da cidade.
       A padroeira da paróquia só veio a mudar por sugestão do vigário da época o Pe. Edson Viana, que interligou os fatos culturais e religioso mais festejados na cidade, sugestionando para comunidade escolher como possíveis padroeiros; Santos Reis, A santa Cruz e Nossa Senhora da Conceição para a futura paróquia que viria a ser erigida. A comunidade escolheu a Santa Cruz, pois a cidade se origina em torno de sua história e a comunidade preserva a cruz histórica que data 1717, como ano de sua criação.
       A comunidade Paroquial da Santa Cruz, tem a Imaculada Conceição como co-padroeira e celebra um tríduo com orações e celebrações todas as noites.

Conheça o Significado do Dogma da Imaculada Conceição:

"A Imaculada Conceição é um dogma católico declarado em 1854, que consolida formalmente a pureza da mãe de Jesus, Aquela que concebeu o filho de Deus e foi isenta da pecado.

O título litúrgico da Imaculada Conceição que os católicos invocam, professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original desde sua mãe Santa Ana, e nasceu portanto, sem o pecado original.
O título expressa portanto que a mãe de Jesus é toda santa, a cheia de graça, desde o momento de sua concepção.
Invocações marianas sobem os céus nos mais variados idiomas, desde o século I dC, brotadas do coração de todas as raças, nações e povos. Nossa Senhora é uma só, apenas cultuada em diferentes situações, de acordo com os sentimentos que desperta nas pessoas, ao se deparar com as várias facetas de Maria; recebe por isso outras denominações de acordo com as características exaltadas ou em função de locais de aparição da Virgem aos seres humanos.São 156 diferentes títulos que invocam Maria, como Nossa Senhora Achiropita, Aparecida, de Fátima, de Lourdes, do Rosário, do Brasil, entre outros. Nossa Senhora da Imaculada Conceição apenas corrobora Sua faceta de pureza, sem culpas, para gerar o Salvador."
       
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário