quarta-feira, 22 de julho de 2015

A FARSA DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



A alfabetização de jovens e adultos brasileira tem sido alvo de contínuas fraudes, pois muitos municípios são contemplados com programas Federais e não acompanham o desenvolvimento destes.  Deixando a mercê dos “pseudos educadores”, os quais descaradamente maculam o processo educacional tão necessário ao país.
O programa Global, “profissão repórter” fez uma brilhante denúncia, sobre o mau uso do Programa federal “Brasil alfabetizado”. Onde os tidos educadores e coordenadores nos municípios deste país a fora, tem apenas uma preocupação, o de receber os seus proventos. Estes fingem que ensinam, pois na maioria dos casos, os educadores nem competências possuem para a alfabetização e o letramento.
As aulas são fantasmas e os alunos quando não alfabetizados já, cumprem tabelas e aparecem nos momentos marcados para camuflar a farsa. Os alunos se escrevem para “ajudar” o professor formar a turma, simplesmente para o ajudar a ter um emprego e uma renda ou simplesmente para deixar de ser importunado pelo “educador”. Caso mais vergonho acontece com o programa que leva o nome do patrono Brasileiro da Educação Paulo Freire, qual cometem práticas semelhantes e maculam ainda mais o nome do grande educador brasileiro.
Porém o mais preocupante é o descaso da maioria das administrações públicas municipais, que firma parcerias e nem sequer fiscalizam e se tornam coniventes com a farra com o dinheiro público. Fiquemos de olho para fiscalizarmos os recursos públicos empregado nestas políticas públicas e para não serem surrupiadas por farsas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário