domingo, 3 de maio de 2020

O COMBATE AO COVID-19 EM BREJÃO E NAS CIDADES VIZINHAS

    

    Há diversas práticas de combate e enfrentamento ao COVID-19 que podem ser eficazes neste momento. Em alguns Municípios já  estão em execução a todo vapor e outros ainda iniciando. Porém todas as ações demonstram quanto as cidades estão empenhadas em evitar o contágio ou  minimizar a proliferação do vírus e do estado de medo, que se alastra na população. 
    Alguns dos municípios da região se destacam pelo enfrentamento realizado a mais de mês. Em Brejão, algumas ações estão começando a decolar, mas é bem verdade que outras estão sendo intensificadas; a exemplo da ampliação dos leitos do Hospital Alice Figueira, de aquisição de respirador, do monitoramento aos viajantes que chegam de outras regiões e do acompanhamento a feira livre(higienização e controle).
     Porém, dentre as boas práticas realizadas nas cidades vizinhas, há algumas que não estão sendo executadas e que deveriam ter atenção maior. Dentre elas; as barreiras sanitárias, a higienização das ruas e praças (fumacê).
     Lógico, que há a necessidade do poder público colaborar na organização da filas nos bancos e casa lotéricas, para ao evitar ao máximo a disseminação do Coronavírus. Podendo ainda ajudar, como o fornecimento de máscaras ou na cedência de tendas para abrigar os usuários do auxilio  
     No que concerne a área da Educação, é sabido que por meio da  LEI 13.987, de 7 de Abril de 2020, que autoriza o uso dos recursos do PNAE(Programa  Nacional de Alimentação Escolar) para realizar distribuição de "kit de alimentação" escolar para os estudantes, que estão em casa. A princípio com os alimentos restante nos depósitos, a fim de evitar perca e ao findo a reserva, há autorização para aquisição dos alimentos para confecção e distribuição destes. Em Brejão até o momento, não aconteceu nenhuma distribuição de merenda.
     Diante das  medidas implementadas, pelo comitê de enfrentamento ao COVID-19 em Brejão, destacam-se: cadastro e distribuição de cestas básicas, sopão, organização das feiras livres  e da comunicação continuamente a população por meio dos carros de sons e boletins diários emitidos em redes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário