A partir de janeiro de 2016, os veículos novos do Brasil serão obrigados a adotar a versão nacional da placa padrão do Mercosul, que foi divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatram) nesta quinta-feira.
Além do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela também adotarão o novo modelo.
As novas placas terão fundo branco, quatro letras e três números. A margem superior será azul e terá o emblema do Mercosul à esquerda. No centro, ficará o nome do país. As bandeiras nacional, do estado e do município ficarão à direita.
Além disso, o novo modelo terá linhas horizontais e marcas d´água com o logo do Mercosul, que serão gravadas na película refletiva.
A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). 
Segundo nota divulgada pelo Ministério das Cidades, a medida é uma estratégia para coibir a clonagem de placas de veículos – considerada elevada no Brasil. “A placa de identificação veicular é um documento, portanto, deve conter dispositivos para dificultar a sua falsificação ou produção clandestina”, afirma a nota. 
A regra valerá apenas para os veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria. Para veículos já emplacados, a troca é opcional. 
O modelo de placas para veículos será de 40 cm por 130 cm. Veja: 
Reprodução/Denatran
Reprodução de imagem da nova placa de veículos do Mercosul
Já o padrão para motocicletas será de 20 cm por 17 cm. Veja: 
Reprodução/Denatran